Som na Toca

Linguagem

Campanhas

ANA DE OLIVEIRA - VIOLINO SOLO

Compartilhar:

ANA DE OLIVEIRA - VIOLINO SOLO

Olá a todos!

Embarquei nesta campanha de financiamento coletivo para poder realizar meus projetos de estreia como Autora tanto de meu CD de violino solo quanto de meu livro, fruto de minha pesquisa para o Mestrado que conclui em 2018 na UNIRIO. Entrei em 2020 de maneira muito criativa e produtiva, porém esta pandemia afetou de maneira drástica minha vida profissional como a de diversos artistas e profissionais da Cultura. Com os inevitáveis cancelamentos de minhas atividades como concertista e professora necessito deste apoio e colaboração, de outra forma não tenho condições financeiras para sua conclusão. Tenho certeza de que com meu livro e meu CD novos em mãos terei mais meios para enfrentar estes tempos tão difíceis para os músicos e artistas do Brasil e do mundo, compartilhando minha experiência profissional de mais de três décadas.


Hello everyone!

I embarked on this crowdfunding campaign to be able to carry out my debut projects as the Author both of my solo violin CD and of my book which is the result of my research for the Master's degree which I concluded in 2018 at UNIRIO. I entered in 2020 in a very creative and productive way, but this pandemic has drastically affected my professional life like that of several artists and cultural professionals. With the inevitable cancellations of my activities as a concertist and teacher I need this support and collaboration, otherwise I have no financial conditions to complete it. I am sure that with my new book and CD in hand I will have more means to face these difficult times for musicians and artists from Brazil and the world, sharing my professional experience of more than three decades.


Metas

META 1 – Cd físico (digital incluso) + E-BOOK – R$41.150,00

META 2 – Cd físico (digital incluso) + E-BOOK + Livro físico – R$53.800,00 


Goals

GOAL 1 - Physical CD (digital included) + E-BOOK - R$ 41,150.00

GOAL 2 - Physical CD (digital included) + E-BOOK + Physical book - R$ 53,800.00  


O CD

O CD de violino solo “Dragão dos Olhos Amarelos” foi gravado, mixado e masterizado entre fevereiro e março no Estúdio Monteverdi, pelo grande compositor e musicista brasileiro André Mehmari. Neste trabalho de cunho autobiográfico estreio como compositora e improvisadora. O CD contém obras de Ysaÿe (Malinconia), Sérgio Ferraz (Dodecafoniana I e II – dedicada a mim), a Cadenza que escrevi para a música Eterna de Egberto Gismonti, e Improvisações livres dedicadas a compositores, pessoas e momentos importantes de minha vida. Como faixa-bônus toco com Mehmari uma peça dedicada a mim nos anos 80 por Hermeto Pascoal, chamada Posso Chorar. O CD está pronto para ser lançado nas principais plataformas digitais, porém ainda não em sua forma física.


The CD 

The solo violin CD “Dragão dos Olhos Amarelos” was recorded, mixed and mastered between February and March at Estúdio Monteverdi, by the great Brazilian composer and musician André Mehmari. In this autobiographical work, I made my debut as a composer and improviser. The CD contains works by Ysaÿe (Malinconia), Sérgio Ferraz (Dodecafoniana I and II - dedicated to me), the Cadenza that I wrote for Egberto Gismonti's Eterna music, and Free Improvisations dedicated to composers, people and important moments of my life. As a bonus track I play with Mehmari a piece dedicated to me in the 80's by Hermeto Pascoal, called Pode Chorar. The CD is ready to be released on the main digital platforms, but not yet in its physical form.


O LIVRO

“O Violino na Música Contemporânea Brasileira – Um Manual de Técnicas Estendidas” é fruto de minha pesquisa de Mestrado na UNIRIO e trata da técnica violinística para a interpretação de repertório dos séculos XX e XXI. O que me motivou para realizar esta pesquisa foi a escassez de referências sobre o assunto no Brasil e no exterior e a vontade de compartilhar minha experiência como intérprete deste repertório, adquirida após décadas atuando como camerista e solista, trabalhando ao lado de compositores como Mário Tavares, Egberto Gismonti, entre outros. O público-alvo deste trabalho são violinistas, instrumentistas de cordas em geral, jovens compositores e também regentes. Este trabalho traz uma extensa referência bibliográfica e lista de exemplos musicais, compositores e obras, o que torna a publicação deste trabalho importante para os profissionais e estudantes da área.


The BOOK 

“Violin in Brazilian Contemporary Music - A Handbook of Extended Techniques” is the result of my Master's research at UNIRIO and deals with the violin technique for interpreting the repertoire of the 20th and 21th centuries. What motivated me to carry out this research was the scarcity of references on the subject in Brazil and abroad and the desire to share my experience as an interpreter of this repertoire, acquired after decades acting as chamber musician and soloist, working alongside composers like Mário Tavares , Egberto Gismonti, among others. The target audience of this work are violinists, string instrumentalists in general, young composers and also conductors. This work brings an extensive bibliographic reference and list of musical examples, composers and works, which makes the publication of this work important for professionals and students in the field.



BIOGRAFIA - ANA DE OLIVEIRA

A violinista brasileira é mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e graduou-se na classe de Rainer Kussmaul na Escola Superior de Música em Freiburg, Alemanha, onde viveu por nove anos. Foi também aluna de Lola Benda e Uwe Kleber no Brasil e Federico Agostini na Alemanha. Apresentou-se como solista com diversas orquestras no Brasil e na Europa e como camerista em importantes festivais, entre eles Montreux (Suíça), La Villette (França), Warschauer Herbst (Polônia), Donaueschingen (Alemanha), Campos do Jordão, MIMO, Festival Villa-Lobos.

No Brasil, desenvolveu uma carreira diversificada e abrangente atuando como spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira durante uma década, criando e liderando vários grupos de câmera como primeiro violino, participando como solista e spalla em diversas gravações de música brasileira e trilhas sonoras, também exercendo a coordenação pedagógica do Festival MIMO.  Ana de Oliveira foi spalla da Camerata Rio Strings no festejado CD “Fantasia Brasileira” (Biscoito Fino) indicado ao Grammy em 2005. Realizou a primeira audição no Brasil de obras de importantes compositores como Mário Tavares, Egberto Gismonti, Benjamin Britten, Charles Ives, Carlos dos Santos, Clarice Assad, entre outros.

É violinista do Trio Puelli desde 2009, grupo de câmara dedicado à pesquisa e registro de obras dos séculos XX e XXI com o qual lançou três elogiados CDs, “Primma” e “3 Américas” e o mais recente dedicado a integral das obras para trio de Radamés Gnattali, lançado em 2018 pelo Selo SESC, eleito o melhor do ano pela votação popular da Revista Concerto. O grupo também está presente no Cd Música Nova (2016) lançado pelo Selo SESC em 2017.

Hoje atua também como spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, lidera seu trio de cordas, atua em duo com o compositor e multi-instrumentista Sérgio Ferraz, com o qual lançou em 2019 o CD “Carta de Amor e Outras Histórias” muito elogiado pela crítica especializada, alem de exercer intensa atividade pedagógica.



BIOGRAPHY - ANA DE OLIVEIRA

The Brazilian violinist has a master's degree in music from the Federal University of the State of Rio de Janeiro and graduated from Rainer Kussmaul's class at the Higher School of Music in Freiburg, Germany, where she lived for nine years. She was also a student of Lola Benda and Uwe Kleber in Brazil and Federico Agostini in Germany. She performed as a soloist with several orchestras in Brazil and Europe and as a chamber musician at important festivals, among them Montreux (Switzerland), La Villette (France), Warschauer Herbst (Poland), Donaueschingen (Germany), Campos do Jordão, MIMO, Villa-Lobos Festival.

In Brazil, she developed a diverse and comprehensive career acting as a Concertmaster of the Brazilian Symphony Orchestra for a decade, creating and leading several chamber groups as the first violin, participating as a soloist and spalla in several Brazilian music recordings and soundtracks, also exercising coordination of the MIMO Festival. Ana de Oliveira was Concertmaster of Camerata Rio Strings on the celebrated CD “Fantasia Brasileira” (Biscoito Fino) nominated for a Grammy in 2005. Ana de Oliveira held the first hearing in Brazil of works by important composers such as Mário Tavares, Egberto Gismonti, Benjamin Britten, Charles Ives, Carlos dos Santos, Clarice Assad, among others.

Ana has been a violinist for the Trio Puelli since 2009, a chamber group dedicated to the research and recording of works from the 20th and 21st centuries, with which she released three praised CDs, “Primma” and “3 Américas” and the most recent dedicated to integral works for trio of Radamés Gnattali, released in 2018 by the SESC label, voted the best of the year by the popular vote of Revista Concerto. The group is also present at CD Música Nova (2016) releassed by SESC label in 2017.

She is currently Concertmaster of the National Symphonic Orchestra of the Universidade Federal Fluminense, leads her string trio, acts in a duo with the composer and multi-instrumentalist Sérgio Ferraz, with which in 2019 she released the highly praised CD “Carta de Amor e Outros Histórias” by specialized criticism, in addition to exercising intense pedagogical activity.


  • R$10.180
    Levantados de R$41.150
  • 66
    Apoios
  • 11
    dias remanescente
24 %
Esta campanha vai reter todo o dinheiro recebido.
Apoiar este projeto